quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Técnica e Tático

Técnica e Tático


Hoje, meus amigos, vamos falar um pouco sobre essas duas palavras. O fato é que uma não anda sem a outra. O que vem acontecendo com o passar do tempo é que cada vez mais os Educadores e Instrutores deixam de lado uma ou a outra. Vou tentar explicar claramente esse significado.

Técnica: É quando o operador em segurança, pública ou privada, inicia um processo de aprendizado dentro do seu contexto de atuação, buscando o aprimoramento do seu conhecimento em determinado equipamento de uso material ou de uso intelectual. Sendo assim, o operador está se preparando melhor para sua atuação no seu cotidiano em função do seu trabalho, e repeitando normas e legislações pertinentes. Para isso, o mesmo se submete a realização de cursos com cargas horárias determinadas, dispondo de seu tempo, e muitas vezes com o ônus financeiro. Com a mente focada em seu novo aprendizado, aplicando o aprendizado, se torna um profissional mais eficiente e eficaz, tem maior controle de seu equipamento, resultando em um atendimento dentro dos elevados padrões que dele é esperado pela sociedade.


TÁTICO: É quando esse operador que apresentamos acima, já com todo o conhecimento adquirido ao longo do seu curso, coloca em prática o que aprendeu com relação ao seu equipamento ou com a ampliação de seu entendimento. Quando isso acontece com perfeição, mostra que o que foi ministrado e assimilado pelo operador esta correto. Sendo que, podemos dizer com tranquilidade, que o treinamento  tático faz parte do técnico e que nenhum sobrevive sem o outro, como numa relação simbiótica. O implantação do treinamento tático continuado, torna o operador mais seguro e mais competente para o uso do seu equipamento, proporcionando através do conhecimento técnico adquirido e da prática treinada, segurança operacional e jurídica,  ferramentas essenciais de distinção de um bom serviço operacional.
Exemplo:

USO DE ALGEMA: Hoje, sabemos que existe toda uma norma de conduta e legislação para uso da mesma. Quando fazemos sua aplicação de forma errada ou desnecessária, o operador pode vir a ser responsabilizado por isso. Sendo assim, podemos afirmar que, para a própria segurança do operador em segurança ou sua empresa e instituição, é fundamental possuir o conhecimento sobre a legislação, (técnica/conhecimento), e prática, (uso tático/treinamento ).
Assim, para que o operador seja reconhecido e valorado, bem como projetar positivamente sua empresa ou instituição, é preciso desenvolver esse perfil.

Abraços a todos