Cursos Táticos

Cursos disponíveis para área de segurança pública e privada


  • Armamento e Tiro : O conteúdo deste curso é disposto em uma carga horária de 110 horas, conforme normas da Polícia Federal. Inclui legislação pertinente, tiro prático 500 disparos, montagem e desmontagem de pistola .380, revolver calibre 38, e de espingarda calibre .12. Também reconhecimento de tipos de munição e balística. Ao término, o aluno desse curso será capaz de manusear o armamento indicado, realizar montagem e desmontagem em primeiro escalão, estando apto a prestar junto a Polícia Federal o credenciamento para Instrutor de Tiro. A avaliação do curso é composta de apresentação de trabalhos em grupo e individual, prova escrita e prática, e percentual mínimo de presença. O aluno é aprovado atingindo a média 7,0.                             
  • Dispositivo Elétrico Incapacitante (Pistola Elétrica): Conteúdo deste curso é disposto na carga horária de 8 horas para formação de Instrutor, ou 4 horas para agente multiplicador e operador. A formação é diferenciada para as três modalidades. O curso tem por objetivo mostrar ao operador em segurança pública e privada a forma correta de uso desse equipamento, a legislação pertinente, o funcionamento, e as contra- indicações ao uso. Considerações sobre termos comuns em energia elétrica e seus efeitos sobre o organismo humano, sobre a aplicabilidade respeitando os Direitos da Pessoa Humana, e também com a segurança, física e jurídica, do próprio operador.  As aulas são divididas em módulo teórico e prático, de acordo com a opção de formação escolhida. A avaliação é realizada em uma prova teórica e uma prática, que incluirá manuseio do equipamento. A nota mínima admitida é 7,0.
  • Gás Espargidor de Pimenta: Conteúdo deste curso é disposto na carga horária de 8 horas para formação de Instrutor, ou 4 horas para operador. A formação é diferenciada para as duas modalidades.  O curso visa capacitar o operador ao uso do equipamento com eficácia e dentro dos parâmetros exigidos na proteção de terceiros, para a contenção de tumultos, e sua própria proteção quando da injusta agressão, contribuindo para que possa trazer a ordem no local da ocorrência ou do evento. O operador será capaz de identificar quando será possível fazer ou não o uso do gás, como proceder na descontaminação natural e mecânica, como prestar auxilio ao infrator contaminado e ao companheiro de patrulha, como proceder com o equipamento em locais fechados e abertos, bem como a influência do clima. Também vai aprender a reconhecer a legislação pertinente e adotar mecanismos para prevenir excesso pelo uso do gás. O aluno será considerado habilitado depois de realizar prova escrita e prática e obtiver nota mínima de 7,0.
  • Lançador de granada calibre 37/8 e 40mm: Conteúdo deste curso de 6 horas e habilita o operador em segurança pública no uso desse tipo de equipamento, bem como sua utilização correta, seu manuseio, sua aplicabilidade, e principalmente sua manutenção. Ao término do curso o operador será capaz de identificar as situações em que se fizer necessário o uso do equipamento nas ocorrências. A aula consiste em módulo teórico e prático.
  • Tonfa ou Bastão: Conteúdo deste curso é disposto numa carga horária de 24 h. Tem por objetivo habilitar o operador em segurança pública ou privada, no manuseio correto e na aplicação nos mais diversos tipo de ocorrências. Indicado para situações de imobilização, auto defesa, ataque, e intimidação na prevenção de pequenos delitos. A posse do equipamento e o preparo adequado do agente proporciona ao mesmo tranquilidade e segurança nas ações, ampliando as oportunidades dele agir dentro dos conceitos do respeito a pessoa humana. Uma atuação legal, racional e humana, protege juridicamente o operador e sua instituição. As aulas são práticas, em sistema Vasques e ou Europeu, ambos modelos de extrema eficácia no patrulhamento urbano e na proteção de patrimônios.
  • Defesa Pessoal: Conteúdo deste curso de 40 horas, consiste em preparar o Operador a ter plenas condições de praticar a auto defesa, realizar imobilizações, defender terceiros em injusta agressão, utilizando de métodos avançados de artes marciais mistas. O aluno aprende também a realizar as torções, contenções,  conduções e imobilização total, sempre quando necessário, mas respeitando os direitos da pessoa humana, não excedendo em força ou autoridade. As aulas são práticas, presenciais, com comparecimento mínimo de 90%. A avaliação é essencialmente prática, onde para ser aprovado o aluno deve atingir a média mínima de 7,0.