Cursos Técnicos

Cursos Técnicos e de aperfeiçoamento

As Guardas Municipais são o novo paradigma da segurança pública no Brasil. Com atuação descentralizada e autônoma, muitas vezes não consegue potencializar seus recursos, perdendo com isso possibilidades de crescimento e de valorização de seus quadros. A falta de uma política pública de Estado para a Segurança Pública contribui para o fracasso de iniciativas que poderiam ser exitosas. Esperar alterações constitucionais para ampliar atuação e competências nos parece temerário, eis que não há previsão para tal, nem consenso sobre a emergencialidade. No entanto, existem várias possibilidades de ampliação da atuação das Guardas Municipais, quer na defesa das posturas municipais, quer na atuação contra a violência e o crime. Saber aproveitar essas oportunidades é entender as Guardas Municipais como organismos autônomos, mas integradas e complementares. Os cursos aqui propostos visam proporcionar as Guardas Municipais essa visão mais humana, moderna e empreendedora.

 
. Mediação de conflitos extrajudiciais
Muito se fala nas prerrogativas e poderes hoje existentes nas Guardas Municipais. O papel constitucional limita a atuação das GM, mas no entanto, não impede que as mesmas ampliem suas atividades em áreas que não vai usurpar e nem sobrepor atribuições de outrem. No esfera criminal, não podemos ignorar que a maior parte dos casos de homicídios, agressões e outras da mesma natureza se dão por razões banais. São homens e mulheres de bem que, por razões ou justificativas diversas, alimentam o ciclo da violência, por desconhecer ou não acreditar na existência de uma solução pacífica e dialogada. Atuar antes do crime e preveni-lo é proteger a população. Através desse curso, os Guardas Municipais estarão aptos a realizar mediações de conflitos extrajudiciais, proporcionando uma alternativa para que as pessoas da comunidade resolvam seus conflitos de forma colaborativa e não adversial, contribuindo assim para a formação de territórios de paz. A mediação de conflitos atua na fase pré crime, onde é possível interromper o ciclo da violência, impactando os indicadores criminais de homicídios, ameaças, lesões corporais dolosas, e, principalmente, resgata o sentimento de autodeterminação das pessoas da comunidade.


. Implantação de conceitos de policiamento comunitário
O modelo utilizado hoje no Brasil é ultrapassado e ineficaz. Não se pode mais admitir medir a eficiência da polícia pelo número de prisões ou tempo de atendimento nas chamadas. A sociedade moderna recente da falta de participação ativa no processo decisório sobre as questões de sua própria segurança. No entanto, não é possível trocar o modelo reativo atual pela polícia comunitária sem construir as bases que vão sustentar esse novo modelo. Nesse curso, os Guardas Municipais conhecem formas de interatividade com a comunidade local, suas formalidades frente a administração municipal e parâmetros de atuação. Aprendem também a importância de atuação integrada e em rede, e principalmente, a aceitação da colaboração comunitária.


. Direitos Humanos aplicados a atividade de segurança
O respeito a condição humana, independentemente a condição em que a pessoa se encontra é o ponto alto da atuação policial humanista. Nesse curso se destaca o papel de cada organismo da nossa sociedade. O tratamento aos grupos vulneráveis também recebe especial atenção. A proximidade dos grupos vulneráveis é antes de tudo uma atuação humana e essencialmente municipal. Esse encontro provoca ruídos e despertam sentimentos que as pessoas desconhecem ou não estão preparadas adequadamente para interpretar. Assim, preparar os profissionais com uma visão humanística e assegurar ao vulnerável seus mais elementares direitos previstos na Constituição Federal.
 

. Planejamento operacional
Uma das dificuldades encontradas na administração de uma Guarda Municipal é dimensionar sua capacidade operacional frente as inúmeras necessidades programadas ou não do cotidiano. Conciliar as atividades do dia a dia com as solicitações da comunidade e os eventos promovidos nas cidades, requer planejamento e capacidade gerencial, sem os quais os serviços perdem eficácia e as cidades e seus cidadãos arcam com esse prejuízo, que muitas vezes é traduzido com insegurança e vulnerabilidade. Portanto, é fundamental os gestores e auxiliares da segurança municipal possuírem mecanismos eficazes de controle e de produção de indicadores de atividade para empregar racional e economicamente os meios e recursos à sua disposição. Uma Guarda Municipal valorizada deve ser capaz de demonstrar sua eficácia e objetividade.


. Libras 
Com  o avanço das políticas públicas reconhecendo os direitos e as potencialidades das pessoas com deficiência auditiva e de fala, torna-se imperioso que as Instituições possuam em seus quadros pessoal qualificado e preparado para reconhecer, interagir e auxiliar pessoas com essa peculiaridade.


. Criação de Canil
Através de elaboração de projeto e de assessoria no desenvolvimento, possibilitamos as Guardas Municipais e Empresas de Segurança na constituição de Canil, especialmente voltado para as necessidades da instituição. Nesse projeto, a contratante recebe orientações à respeito de legislação, construção de instalações, de transporte, de formação de condutores de cão, e outras.

. Cinofilia
O treinamento e o adestramento de cães policiais e de segurança, é fator fundamental para um bom emprego desse meio, e também minimiza as possibilidades de ocorrência de acidentes ou qualquer outro resultado não desejado. O curso de cinofilia é oferecido no Canil do contratante, onde também são averiguados todos os fatores que podem potencializar o bom uso do cão.