terça-feira, 29 de outubro de 2013

Municípios sem planos municipais de segurança pública, e Guardas Municipais sem treinamento.


         A Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM, publica um estudo denominado Segurança Pública nos Municípios Paulistas, onde aborda diversos aspectos referentes a estrutura e atuação das Guardas Municipais no Estado de São Paulo.
         Esse diagnóstico evidencia muitos avanços conquistados pelas Guardas Municipais, as quais não esperaram mudanças que as obrigassem a atuar, mas com inteligência, buscaram ocupar espaços e promover a segurança de suas cidadãos. Vale lembrar que em muitas cidades o efetivo da Guarda Municipal é superior ao da Policia Militar.
         Entretanto, o estudo também aponta a existência de grandes falhas organizacionais, as quais podem comprometer o progresso de ampliação das atribuições das Guardas Municipais, se acaso ocorrer problemas decorrentes de sua atuação equivocada.  Segundo essa fonte, 22% das Guardas Municipais não possuem nenhum treinamento, estando assim despreparada para atuar como agentes de segurança e de proteção às pessoas e aos serviços. Para isso, não pode haver justificativa plausível, não quando os custos de treinamento são acessíveis e muitas vezes subsidiados pelo SENASP. É preciso atuar fortemente para levar a todas as Guardas Municipais, não importa seu tamanho, a mesma formação das Guardas Municipais já consolidadas. Se a sua Guarda se enquadra nessa condição, atue para adequá-la a realidade do cenário atual, capacitando e aperfeiçoando seus efetivos. É segurança para o Guarda, para sua cidade e seus cidadãos, e principalmente para o gestor, responsável direto pela atuação da Guarda Municipal.
        Também, o estudo apontou que, em média, metade dos municípios que possuem Guardas Municipais não possuem Planos de Segurança Pública Municipal e não realizam planejamento de suas ações. Portanto, não possuem diretriz, os objetivos não são claros, e as metas não são projetadas, impedindo avaliar sua eficácia e torná-la cada vez melhor. Isso, na modernidade é um erro crucial e compromete o desenvolvimento da própria política municipal de segurança. Essa deficiência pode ser sanada com cursos e com capacitações. Informe-se.

Conheça o estudo do CEPAM: http://www.ssp.sp.gov.br/midia/Midia/00000189.pdf



Dalmo Luiz Coelho Álamo
      Supervisor